Projetos práticos permeiam o segundo dia de evento

Cerveja faz mal à saúde? Tecnologia atrapalha os estudos? Estudantes dos campi Palmas e Capanema apresentaram dois trabalhos na Feira de Inovação Tecnológica do IFPR (IFTech) desmistificando esses conceitos. A feira aconteceu nesta terça-feira (23) no VI Se²pin e contou com 51 projetos.

Renata Corassa, do 4º período de Farmácia do Campus Palmas, representou o projeto “Cerveja e saúde: cervejas artesanais enriquecidas com plantas na prevenção e no tratamento secundário de doenças crônicas não transmissíveis”, resultado do grupo de pesquisa “Cevada”. A ideia é adicionar plantas ou frutas que potencializem o efeito antioxidante da cerveja artesanal. “Todo mundo fala que a cerveja faz mal, só que com nossos estudos a gente está comprovando que, por essas cervejas serem ricas em compostos fenólicos, elas trazem muitos benefícios. Além disso, quando adicionamos uma planta, mantemos as propriedades delas”. O estudo envolve análises físico-químicas, sensoriais, dosagem de fenólicos e antioxidantes, e ano que vem passará aos testes in vivo (testes em animais). “Este é meu primeiro Se²pin e estou achando bem interessante porque estimula essa capacidade de pesquisa do aluno, inclusive muitos do Ensino Médio”, finaliza a discente.

Renata Corassa com as cervejas do projeto

Aprendendo topografia com tecnologia focado no aluno: esta é a proposta do estudante Lucas Balena, do 1º ano do curso técnico integrado ao Ensino Médio em Informática, do Campus Capanema. Em tempo real, um videogame cria imagens conforme o movimento da areia, podendo criar rios, montanhas, vales e usinas. “A ideia é conseguir que as escolas públicas tenham à disposição a baixo custo ferramentas como essa para ensinar geografia, química e o que mais desejarem”, declara Lucas.

Convidado pela organização do evento, o simulador de voo de Telêmaco Borba fez sucesso. Pensado para ajudar na divulgação do curso de Jogos Digitais do campus, o equipamento foi criado em um mês e meio, com todas as peças desenvolvidas pelos alunos. “A estreia é aqui no evento e vamos aperfeiçoar para o ano que vem”, declaram os estudantes Willian Pereira, Pedro Augusto e Mailson Trevizan da Silva, do 4º ano do curso de Mecânica do Campus Telêmaco Borba.

Acompanhe mais do evento no Facebook.