Apresentação

“Natureza, Lógica, Sustentabilidade”

O Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação – SE²PIN, é um evento que se consolidou na história do IFPR. A cada ano percebemos que os trabalhos estão mais qualificados, demonstrando a dedicação dos(as) nossos(as) estudantes e servidores(as) e a maturidade acadêmica adquirida nessa fantástica experiência que é a articulação entre o ensino, a pesquisa, a extensão e a inovação. O SE²PIN renova-se diante dessas diferentes perspectivas, se fortalece nas comunidades interna e externa, tornando-se uma referência nos debates e na divulgação das produções científicas e tecnológicas.

A abordagem desse tema é um convite à seguinte reflexão: A Lógica e a Tecnologia podem estar alinhadas com a Natureza e sua Sustentabilidade, proporcionando o desenvolvimento?

De maneira especial, o VI SE²PIN – Natureza, Lógica, Sustentabilidade trouxe uma importante mensagem nesta edição: o respeito a Natureza, nos fazendo refletir sobre a importância que devemos ter com o ambiente, sensibilizando para o sentimento de pertença ao ambiente que estamos inseridos, procurando cuidar do que nos pertence. Cumpre ressaltar, ainda que nossa Instituição possui o compromisso com a inclusão, eliminando qualquer forma de preconceito e discriminação.

Nesse contexto de celebração e, sobretudo, de reflexão, tivemos mais de 400 trabalhos acadêmicos divulgados no evento. Palestras e Visitas Técnicas na região, disseminando a cultura local. Toda essa interação se deu em um ambiente de estímulo à troca de experiências entre estudantes e servidores(as) de todos os campi do IFPR, demonstrando que a ciência e a tecnologia são capazes de aproximar as pessoas e as culturas.

Comissão Organizadora

VI Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação – SE²PIN

Instituto Federal do Paraná